quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Politico x Apolitíco

Ser político é algo inerente a condição do ser humano. Política significava originalmente, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis (cidade-estado na Grécia). A vida social no seu todo é uma vida política.  Todo homem é cidadão de um estado, sujeito a deveres e direitos. Ele é sócio, do nascimento até a morte, de um organismo político.


O apolítico é um personagem de ficção. Esse termo pode ser traduzido como apartidário, não-engajado, alienado. Ser apolítico não é deixar de tomar posição. Ser apolítico já é uma posição em si – uma opção para fora, pelo não ser, pela omissão. 


O voto por omissão é tão responsável, tão culpado, quanto o voto consciente. O ser apolítico é um escapismo, uma fuga com uma roupagem pseudo-inteligente. 
O apolítico não tem como deixar de ser político, só que o é pessimamente. 
(Extraído do livro Cristianismo e Política, Robinson Cavalcante. Ed. Ultimato)

 E você? Onde se encaixa nesses conceitos? 
Muitos acreditam que política só acontece de dois em dois anos e já acham até demais. Esquecendo-se que todo dia política acontece, e não é a política eleitoral, que às vezes se transforma em politicagem (forma eticamente corrompida), mas que ainda assim é necessária para a vida em sociedade. 


Sabe o que é político? É ser formador de opinião, engajado nas questões publicas e sociais, exigir seus direitos cumprindo seus deveres de cidadão. Política é também sugerir, fiscalizar e conscientizar contribuindo assim para o desenvolvimento do SEU PAÍS.


A política eleitoral passará, porém, a vida continua andando, e só existem duas escolhas: enxergar a sociedade e ser agente de transformação ou apenas viver reclamando, sendo MAIS UM em um Brasil que se depender de apolíticos só tende a piorar. 


Caso queira ser político influenciando a sociedade, exerça o mínimo de cidadania observando as propostas dos candidatos e votando no dia 03 de outubro. Esse pode ser o inicio do seu estilo de vida político.

3 comentários:

  1. As pessoas vivem alienadas em conceitos pre conceituados onde, tentando esquivar-se da realidade acabam fazendo ou vivendo pior. O ser apolitico tem ganhado força entres aqueles que acomodados não querem lutar por um Brasil melhor. Está na hora de mudar e mudar nao só de partido mas de ideais e assim com novas motivaçoes vamos ser politicos em essencia, como ja somos, só que de um modo melhor.

    ResponderExcluir
  2. Huryck, legal essa relação descrita acima, porém pouco resta dessa concepção de ser Político no atual ambiente POPULISTA em que se encontra o Brasil, tais característica foram substituidas por "Troca de Favores". Você como Vereador já deve ter tido essa percepção.

    http://alexandrecurriel.blogspot.com

    ResponderExcluir